GESTÃO ESCOLAR: PERSPECTIVAS E FORMAS DE ATUAÇÃO

SCHOOL MANAGEMENT: PERSPECTIVES AND WAYS OF ACTING

Authors

  • Adelcio Machado dos Santos
  • Rita Marcia Twardowski
  • Audete Alves dos Santos Caetano
  • Danielle Martins Leffer
  • Alisson André Escher

DOI:

https://doi.org/10.55908/RGCV16N1-003

Keywords:

Gestão escolar, Perpectivas, Formação

Abstract

Atuar na gestão escolar é uma possiblidade para dinamizar propostas educacionais inovadoras e processos administrativos que correspondam às demandas apresentadas na realidade atual. O objetivo do estudo é identificar as perspectivas e formas de atuação dos profissionais na gestão escolar no Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo, de revisão de bibliografia integrativa de literatura. Os resultados apresenta como desafio os processos formativos que buscam colaborar para o desenvolvimento de competências indispensáveis ao exercício da referida função, apesar da carga horária insuficiente. Para desenvolver o papel de gestor escolar é necessário equilibrar as atribuições pedagógicas e as administrativas. A gestãoparticipativa/democrática exige avanço na formação profissional e qualificação dos pedagogos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Concluímos que urgem medidas que possam contribuir para legitimar a participação do coletivo escolar em decisões relevantes para as instituições.

Published

2022-07-20

How to Cite

Santos, A. M. dos ., Twardowski, R. M. ., Caetano, A. A. dos S. ., Leffer, D. M. ., & Escher, A. A. . (2022). GESTÃO ESCOLAR: PERSPECTIVAS E FORMAS DE ATUAÇÃO: SCHOOL MANAGEMENT: PERSPECTIVES AND WAYS OF ACTING. Revista Gestão E Conhecimento, 16(1), 30–44. https://doi.org/10.55908/RGCV16N1-003

Issue

Section

Article