GESTÃO ESCOLAR: PERSPECTIVAS E FORMAS DE ATUAÇÃO
SCHOOL MANAGEMENT: PERSPECTIVES AND WAYS OF ACTING
DOI:
https://doi.org/10.55908/RGCV16N1-003Keywords:
Gestão escolar, Perpectivas, FormaçãoAbstract
Atuar na gestão escolar é uma possiblidade para dinamizar propostas educacionais inovadoras e processos administrativos que correspondam às demandas apresentadas na realidade atual. O objetivo do estudo é identificar as perspectivas e formas de atuação dos profissionais na gestão escolar no Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo, de revisão de bibliografia integrativa de literatura. Os resultados apresenta como desafio os processos formativos que buscam colaborar para o desenvolvimento de competências indispensáveis ao exercício da referida função, apesar da carga horária insuficiente. Para desenvolver o papel de gestor escolar é necessário equilibrar as atribuições pedagógicas e as administrativas. A gestãoparticipativa/democrática exige avanço na formação profissional e qualificação dos pedagogos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Concluímos que urgem medidas que possam contribuir para legitimar a participação do coletivo escolar em decisões relevantes para as instituições.